Nossa caminhada...

No final de 2005, Jorge Ifraim começa articular a Agenda 21 Local da "Santana de Baixo", e conta com a parceria de Eliseu Santoni. As conversas acontecem no café CARMEL by-the-Sea.
Jorge integra então o grupo que está organizando o I Seminário da Macro-Norte de São Paulo - Agenda 21 e Sustentabilidade, tornando-se um dos coordenadores do evento, que aconteceu em 26 de feverereiro de 2006 no auditório da UniSant'anna, e contou com a participação de mais de 300 pessoas, além de autoridades como Secretários Municipais, os 7 subprefeitos da região, vereadores, presidente da Associação Comercial-Distrital Norte, etc. Na parte da tarde aconteceram as primeiras reuniões dos grupo de Agenda 21 de Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme, Jaçanã/Tremembé, Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesa do Ò/Brasilândia, Pirituba/Anhanguera e Perus.

Depois participa como coordenador da Macro-Norte do I Encontro do ELO Sudeste das Agendas 21 (São Vicente-SP) e do I Encontro Nacional (Brasília-DF), onde ajuda a construir a REBAL - Rede Brasileira das Agendas 21 Locais - processo mediado pela organização Vitae Civilis para o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Participou também do I Encontro Paulista das Agendas 21, que aconteceu em São Sebastião - SP em 2007.



Em 2008 integra o grupo articulador dos processos de eleição dos CADES Regionais - Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Cultura da Paz - junto às subprefeituras da região - ficando com a incumbência de explicar e envolver os representantes de Santana-Iucuruvi (Armando Benetollo) e Jaçanã-Tremembé (Silmara Marques). As reuniões ocorrem na CARMEL by-the-Sea.


Em 27 de setembro de 2009 é eleito conselheiro do CADES Santana-Tucuruvi e é diplomado pelo Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente - Eduardo Jorge.




Em 16 de fevereiro de 2011 surge a "Associação Portal de Santana", incubada dentro da Rede Social Zona Norte - RSZN (reunião no SENAC - Santana).



A "Associação Portal de Santana" torna-se um membro bastante ativo da RSZN, e participa da comemoração do seu primeiro aniversário.




Em 15 de maio de 2011 vai ao ar entrevista concedido por Jorge e Camila Chiarantano (SENAC-Santana e mediadora RSZN) para o programa "Talento para ser feliz" de Leila Navarro (Rádio Mundial 95.7 FM). O tema é "Redes e Desenvolvimento Local".



A Associação Portal de Santana participa da posse da nova diretoria da Associação Comercial, em cerimônia realizada no Clube Espéria.

E da sua primeira reunião na sede da Rua Jovita.